Seja bem vindo!

Sou pároco da Paróquia São Judas Tadeu de Poços de Caldas - Coordeno a Pastoral da Juventude Setor Poços - Diocese de Guaxupé - vivo para servir e sirvo para viver!

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Voce faz isso?

Você ja percebeu que das coisas mais incríveis que podemos fazer sem dedicar muito esforço é idealizar pessoas e situações. Parece que o idealizar é tão natural como respirar.
A própria palavra já diz, a gente idealiza, faz uma idéia de pessoas e fatos e acredita firmemente que é pura verdade. Talvez seja por isso que existam tantas decepções em nossas vidas. Porque nem tudo acontece como queremos. Em algum momento alguma coisa sai diferente daquilo que pensamos e idealizamos.
Vamos imaginar que você dará uma festa neste próximo final de semana. Eu lhe pergunto: qual é o melhor da festa?
Pense um pouco. Responda para você mesmo. Qual é o melhor desta festa que você dará.
Talvez você respondeu que o melhor da festa é o bolo, ou as pessoas, ou a presença daquele amigo que você indispensável, ou será as musicas que o DJ preparou. Mas aqui entre nós, e se no dia da festa o bolo tiver azedo, a festa fiquei vazia, ou a pessoa que você mais queria que estivesse lá não teve como comparecer, ou o DJ ficou doente e não teve musicas.
E agora?
Agora da para responder qual foi o melhor da festa: foi esperar por ela. Porque dias antes da festa você a idealizou, sonhou com a festa, ficou ansioso, desejou chegar aquele dia rapidinho.
Se eu falo para você que tenho uma casa na praia, perto do mar, com um coqueiro na frente, com uma piscina linda, você já começa a idealizar essa casa, pensa na sua aparência, sua cor, seu formato, pensa nos detalhes que lhe descrevi. Acredita que tudo seja lindo e maravilhoso. Mas, na verdade a casa está caindo aos pedaços, o mar é sujo e impróprio para banho, o coqueiro está morto e a piscina está seca.
Assim fazemos também com as pessoas, amigos, namorados, maridos e esposas. Nós idealizamos, queremos que elas sejam do jeito que pensamos, criamos uma pessoa que ás vezes é tão diferente da realidade. Daí surge essa famosa frase: “eu nunca imaginava que você fosse capaz”.
Não importa o quanto você uma pessoa, um dia ela vai acabar te machucando, fazer chorar, e até decepcionar. Porque ela é humana como você. Quanto mais acreditamos nas idealizações que fazemos, mais sofremos. Não importa se uma pessoa não a ama como você idealiza, isso não quer dizer que ela não te ama.
Idealizamos as pessoas como se elas fossem as mais perfeitas, as mais santas. Bobagem. Muitas vezes o erro está em ter a cabeça nas nuvens e não querer ver que a imperfeição faz parte de todo ser humano.
Não podemos evitar de idealizar coisas e pessoas, mas podemos aprender a ter os pés nos chão e acreditar que tudo e todos merecem um recomeço, uma chance não de ser perfeito, mas de buscar a perfeição.

Padre Bruce

Nenhum comentário: