Seja bem vindo!

Sou pároco da Paróquia São Judas Tadeu de Poços de Caldas - Coordeno a Pastoral da Juventude Setor Poços - Diocese de Guaxupé - vivo para servir e sirvo para viver!

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Penitência

Dia 12 de setembro fui convidado a dar uma palestra no Encontro de Casais com Cristo da Paróquia Nossa Senhora das Graças e o tema foi "Penitência". Dentre alguns pontos que quis frisar na palesta falei sobre a origem grega da palavra "penitência" que é "metanose" que quer dizer mudando de atitude, mudança de pensamento.


Partindo deste ponto podemos perceber que penitência não é uma solução mágica para o pecado, mas é um gesto concreto que precisamos ter para mudar nossas atitudes ou pensamentos que precisam mudar.
Penitência não é algo imposto por um Deus castigador, pois acreditamos que essa imagem de Deus ja caiu por terra a muito tempo. Mas quando após a confissão o padre pede ao perdoado que faça sua penitência não é que Deus esteja agora dando um castigo para aquele que pecou, mas porque a pessoa precisa perceber que o fato de existir tal pecado é preciso agora mudar de vida. Por exemplo, como aquela mulher que confessou ter praticado o aborto. A penitência que o padre lhe passou foi que ela cuidasse agora de crianças de orfanatos. Tudo isso para mudar seu modo de pensar e agir (metanose).
Deus não nos julga pela nossas fraquezas ou limitações, mas olha para nós com carinho e compaixão e está a todo momento querendo nos mostrar que podemos sim mudar de vida e de atitudes, pois se temos fraquezas, com Ele somos fortes, se temos limitações, com Ele podemos ir muito além de nossas forças.
Porque Deus sabe que a dureza de sua Palavra só será compreendida a medida em que o coração do ser humano souber ser amado por Deus. Pois a Palavra de Deus é dura sim, como diz as escrituras, pois não nos diz aquilo que queremos ouvir e sim aquilo que precisamos ouvir.
Ninguém melhor que o Deus que é amor sabe que o amor é a porta de entrada para qualquer transformação.
E o Sacramento da Penitência (metanose) existe porque, muito mais que confessar nossos pecados, estamos confessando nossas fragilidades, pois acreditem nisso: a gente fracaça por não saber mostrar nossa fragilidade. E na confissão estamos mostrando que não somos perfeitos, e sendo imperfeitos precisamos ser completados pelo Deus perfeito, pois Ele sabe amar e nos ama ainda mais no Sacramento da Confissão, momento em que não é nossos pecados que estão sendo ressaltados, mas é o amor de Deus que nos compreende e sempre nos perdoa.

Padre Bruce.

Nenhum comentário: