Seja bem vindo!

Sou pároco da Paróquia São Judas Tadeu de Poços de Caldas - Coordeno a Pastoral da Juventude Setor Poços - Diocese de Guaxupé - vivo para servir e sirvo para viver!

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Liderança é uma tremenda resposanbilidade

Reflita por um momento sobre todos os diferentes papeis de liderança que uma pessoa pode assumir ao longo da vida: gerente, cônjuge, pai, mãe, treinador, professor, pastor, padre e muitos, muitos outros.
Quando nos “alistamos” para ser líder, nos dispomos a assumir uma tremenda responsabilidade. Afinal, seres humanos são confiados aos nossos cuidados e há muita coisa em jogo. Nunca deixo de me espantar com a maneira indiferente e descuidada com que as pessoas lidam com seus papéis de liderança.
Trata-se de uma decisão pessoal e intransferível. A priori, ninguém nos coage a casar ou ser pai e mãe, ou mesmo a receber o cheque de pagamento no final do mês. Da mesma forma que entramos por livre e espontânea vontade, temos toda liberdade para sair. Em suma, nós nos colocamos á disposição de algo grandioso... e muito importante.
Pense a respeito da tremenda responsabilidade de um gerente. Os funcionários passam mais tempo acordados com ele e uns com os outros do que com suas famílias. Além disso, suas carreiras foram confiadas a ele. Serão pessoas melhores em conseqüência dessa convivência com o líder? Ficarão inspiradas a fazer o que é certo e desenvolver positivamente seu caráter?
O supremo teste de liderança é responder positivamente a esta pergunta: cada um desses profissionais vai crescer e se desenvolver em conseqüência da influencia do líder?
E o que dizer de um padre, pastor, professor, treinador ou rabino? Já teve uma pessoa que influenciou de uma maneira positiva ou negativa pelo resto da sua vida? Eu já tive. Como lideres, precisamos refletir sobre o impacto que causamos na vida de outras pessoas e a responsabilidade inerente a essa posição de confiança.A maneira como nos comportamos como chefe afeta o que acontece á mesa do jantar. Qualquer um que já teve um mau chefe pode compreender o que estou falando. Como gosta de dizer Max Depree, autor de Liderança é uma arte: “Liderança é uma profunda interferência na vida de outras pessoas.
Por James C. Hunter.

Nenhum comentário: