Seja bem vindo!

Sou pároco da Paróquia São Judas Tadeu de Poços de Caldas - Coordeno a Pastoral da Juventude Setor Poços - Diocese de Guaxupé - vivo para servir e sirvo para viver!

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Aos Jovens do Brasil


"Santo homem. Santo porque verdadeiramente amou. Porque soube acolher cada um que nele chegava. Esse é nosso bispo da Diocese de Guaxupé. Que foi convocado entre os santos do céu. Passou tão rápido, mas teve a delicadeza de ficar em nossos corações. Bispo dos jovens, rogai por nós" (Bruce).


Dom José Mauro Pereira Bastos

Irmãos e irmãs queridos,
Paz e graça da parte de Cristo jovem!
A CNBB escolheu como tema da 44ª Assembléia Geral a evangelização da juventude por que está preocupada com a situação em que se encontra o jovem.
Ao falarmos da evangelização da juventude, estamos falando de 34 milhões de jovens de 15 a 24 anos, ou seja, 20% da população brasileira. Se acrescentarmos a faixa etária de 25 a 29 anos, os chamados jovens adultos, passamos a 47 milhões de jovens, distribuídos em várias culturas juvenis, marcados por uma extrema diversidade e manifestando as desigualdades sociais que caracterizam nossa sociedade.
Esta é a juventude que caminha pelo Brasil, buscando ingressar e contribuir na sociedade, lutando por seu espaço, gritando pelos seus direitos. Juventude nem sempre ouvida, considerada e levada a sério.
Uma juventude muitas vezes usada, manipulada, rotulada negativamente pelos meios de comunicação, mas que traz consigo imensos valores, como o entusiasmo, a coragem, a ousadia e a alegria contagiante da própria juventude.
Marcada pelos valores e contra-valores da pós-modernidade, a juventude é sempre terra boa, onde todo mundo quer semear. E, assim como se semeiam coisas boas, semeiam-se coisas ruins também.
A igreja percebeu que precisamos acompanhar melhor essa geração. Precisamos descobrir outros métodos, meios de linguagens, que aproximem a igreja da juventude, a fim de estabelecer um diálogo maior com ela. E, neste diálogo, conhecer melhor quem é o jovem hoje. Conhecendo-o vamos descobrir os meios para evangelizá-lo, por que ninguém pode evangelizar os que não conhece. Este é o primeiro e enorme desafio que a igreja, ou seja, nós encontramos hoje.
A igreja reconhece que a juventude traz uma riqueza, um potencial, uma série de valores que são apenas dela e que, sem isto, a Igreja fica profundamente empobrecida. A preocupação não é apenas a de trazer mais jovens para si, mas é também a certeza de que eles podem rejuvenescê-la interiormente com seu entusiasmo, alegria e ousadia. Com os valores que lhe são intrínsecos e típicos. A Igreja, então, quer acolher essa força da juventude.
É preciso considerar, irmãos e irmãs, que a evangelização da juventude tem longa história, uma experiência acumulada no magistério da igreja, nos seus ensinamentos, nas suas práxis pastorais. Há uma infinidade de jovens dentro da igreja, comprometidos com ela e com a evangelização, sobretudo da própria juventude.
Creio, que precisamos de linguagens e de métodos distintos, mas a grande linguagem será sempre a do amor. A juventude quer, de cada um e sobretudo da Igreja, ser amada, ser considerada, ser ouvida.
Mais que a uma reflexão, somos chamados a uma maior proximidade do mundo juvenil, para que, a partir da própria juventude, descubramos caminhos novos na evangelização, contemplando seus reais anseios e apresentando-lhes a pessoa de Jesus Cristo, com seu rosto verdadeiro, capaz de encantar e atrair, para que os jovens o conheçam, o sigam e encontrem nele uma resposta convincente; consigam acolher uma mensagem e tornarem-se seus discípulos.
Que o Espírito de Deus, que renova todas as coisas, que rejuvenesce a Igreja com seus dons, nos inspire, para que possamos falar, não apenas sobre os jovens, mas ao coração dos jovens, reafirmando como Igreja nossa opção por eles, abrindo o coração da Igreja para acolher, dialogar, orientar e formar a juventude, ajudando-a em sua busca de felicidade, marcada muitas vezes por ambigüidades, mas sedenta dos valores autênticos e profundos, que tem em Cristo sua plenitude.
Que esta missão confiada por Cristo, nos ajude a encontrar um jeito novo de ajudar os nossos jovens a um encontro pessoal com aquele que continua convidando: vem e segue-me. Que este apelo encontre na generosidade dos jovens a abertura para assumirem o discipulado e sua missão no mundo.
(Fontes: Entrevista Mundo e Missão, agosto de 2006; e Homilia Proferida por Ocasião da 44ª AGBB).

2 comentários:

Unknown disse...

Bruce estamos muito felizes por vc dar importancia aos jovens, tambem achamos que este é o caminho para um mundo melhor.Investir nos jovens é trazer o mundo para seu destino normal que é o fim da violencia, igualdade social e o fim das angustias que estabeleceram dentro dos corações sofridos de tantos pais desesperados com tanta violencia que se estabeleceu no nosso mundo.
Que DEUS te abençoe e ilumine sempre o seu caminho.

de sua FAMILIA
Formigão/Terezinha e Breno.

TI AMAMOS

Unknown disse...

Bruceee,


Saudade das nossas bagunças, sabe, até das suas broncas, dos seu olhares sinistros no altar q botava medo em qualquer um...^^
Saudade das viagens...
A saudade de tudo q vivemos aqui em Alfenas juntos...

Grande Abraço dos Eternos Servos do Altar!
"Paiaço"
Fica com nosso Senhor!

POr Wanderley

Amén?