Seja bem vindo!

Sou pároco da Paróquia São Judas Tadeu de Poços de Caldas - Coordeno a Pastoral da Juventude Setor Poços - Diocese de Guaxupé - vivo para servir e sirvo para viver!

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Ou Santos ou nada!

Chegamos ao mês de novembro. Um mês que tem já no seu primeiro dia uma comemoração muito especial, festejamos a cidade do céu, festejamos todos os santos e santas. E logo depois, celebramos a ressurreição quando no dia dois a Igreja nos convida a lembramos com carinho dos fiéis falecidos.
Amados, em tudo Deus precisa ser glorificado. Diz a oração na santa missa um pouco antes da transformação do pão e do vinho no corpo e sangue de Cristo que devemos dar graças a Deus em todas as circunstancias de nossa vida. Se olharmos tudo com os olhos de Deus vamos saber o porque. Pois em tudo Deus está presente. Quero esclarecer que estou dizendo que em tudo Deus está presente e não que Deus é a causa de tudo. Nas alegrias Deus além de estar presente Ele também é a causa. Nas tristezas Deus não é a causa, mas Ele está presente ao nosso lado sendo nossa força. Por isso é bom glorificá-lo sempre.
Dia de finados nos ensina que o povo de Deus não se reúne para celebrar a morte, mas pelo contrario, todo aquele povo que encheu nossa Igreja de São Judas estava celebrando a vida. Cristão não celebra morte, se for assim, seria tudo, menos cristão. Celebramos a vida, a historia, a lembrança de quem já está com Deus. Somente quem teve a coragem de amar um dia tem a graça de sentir saudade. E é a saudade que faz eterno tudo o que um dia foi belo em nós.
Talvez finados e o dia de todos os santos estão grudadinhos um no outro porque a Igreja quer nos dizer que santidade é morrer um pouco mais a cada dia para que possamos viver sempre mais em Cristo.
Deus que é a fonte de toda santidade nos garante a capacidade de sermos santos aqui, no hoje da história. Por muito tempo pensou-se um santidade longe de nossa realidade, como algo inatingível e surreal. Hoje sabemos por ensinamento da Santa Igreja que ser santo é simplesmente amar. Fazer com amor o que nos cabe fazer. Seja o mínimo que for, façamos com amar e estaremos vivendo nossa santidade. Mesmo que ninguém reconheça nosso esforço, não se desanime, Deus que tudo vê te dará a recompensa.
Também hoje alguns não querem ser santos porque acreditam que para isso é necessário sofrer. Sofrimento é uma condição da vida e não privilégio dos santos. Mas há uma diferença, passar pelas nossas tribulações sendo santo é muito melhor. Nunca vi relato de algum santo triste. Venha o que vier, seja santo, seja forte, acredite, lute, tenha paciência, ame, perdoe, não vá embora!
Paróquia São Judas Tadeu, faço uma convocação a cada criança, jovem, mulher, homem, membros de pastorais, movimentos e grupos desta comunidade: Sejamos santos!
Deus precisa de nosso dom e da capacidade que ele nos deu. Deixe-se ser possuído por Deus.

Usa-nos Senhor!!!

Padre Bruce Eder

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, Padre Bruce, só agora achei seu blog. Sua benção!
Muito inspirador o que o senhor escreveu sobre celebrar a vida e não a morte. Uma coisa que não vejo mais, porém, é o incentivo aos fiéis de rezar pelos que já partiram. Tantas almas padecem no purgatório sem ter quem reze por elas! E isso não precisa ser feito só no dia de finados, pode ser feito sempre. Um abraço e fique com Deus!

-----Rose