Seja bem vindo!

Sou pároco da Paróquia São Judas Tadeu de Poços de Caldas - Coordeno a Pastoral da Juventude Setor Poços - Diocese de Guaxupé - vivo para servir e sirvo para viver!

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Crônica: Escuridão amiga

Ontem a noite acabou a luz aqui em casa. Estava eu vendo TV e de repente tudo caiu na mais cruel escuridão. Quando estamos no escuro buscamos desesperadamente um pouco de luz. Foi isso que fiz. Com um pouco de dificuldade e com calma cheguei ate a janela de meu quarto. Quando abri percebi que a escuridão tomava conta de todo bairro. Nenhuma luz na rua ou nas casas. Descobri que é na escuridão que podemos ver melhor. Com a falta da luz, as estrelas ficaram mais nítidas. Luzes artificiais ofuscam as luzes naturais. Cuidado, na tua vida existem pessoas artificiais? Escolha as que te amam naturalmente do que jeito que você é e não pelo o que você tem.
Foi incrível a sensação de descoberta. As estrelas estam ali há milhares de anos, antes mesmo que eu nascesse e fui perceber sua presença só aquele dia. As vezes percebemos a presença de pessoas que iluminam nossa vida é na mais triste escuridão de nossa vida. É na hora da dor, do sofrimento que elas aparecem discretamente, mas ficam para nunca mais ir embora.
Aos poucos a pupila vai se acostumando com o escuro e as coisas vão ganhando forma, vai aparecendo, mas sem cor. Tudo preto e branco. As trevas de nossa vida têm a triste mania de nos fazer acreditar que a nossa existência não tem cor, não tem alegria e nem esperança. Mesmo sendo colorido, na hora da tristeza, angustia e da dor, tudo fica sem graça, sem vida. Depende do modo como eu vejo e como encaro a situação. Ate quando vou me colocar como vitima diante dos fatos? Às vezes é bom pintar tudo de novo. Com as cores da fé e da esperança em Deus.
Fiquei ali sozinho na janela. Olhando para o nada. Como não tinha energia, também não tinha TV ligada, radio em nenhum lugar do bairro. O mais completo silêncio tomou conta de tudo. É estranho o silêncio. Por não estar acostumado com ele não aprendemos a lidar com ele. O silêncio incomoda. Faz-nos penetrar em nós mesmo. E mesmo que não percebemos, odiamos a idéia de mergulhar em nós. Adoramos mergulhar na vida das pessoas, em suas intimidades, gostamos de saber seus segredos, suas feridas e fraquezas. Por isso às vezes falamos tanto da vida dos outros, porque enquanto falamos dos outros nos resguardamos. Mas aquele dia, naquela janela, naquela escuridão fui obrigado a conviver por alguns minutos comigo mesmo. Não teve como fugir. Enfrentei meu silêncio com dor e coragem. Falei comigo mesmo. Apresentei-me a mim mesmo. Estranho não é? Mas às vezes conhecemos as outras pessoas e não conhecemos a nós.
Somente o som dos pássaros embalava minha caminhada interior. Que coisa. Até pássaros vivem na árvore perto de minha casa. E fui perceber por causa da falta de luz.
Tem coisas que só podemos ver nas trevas de nossas vidas. É bom ter a escuridão para percebermos que o mundo não é feito só de trevas.

Bruce

3 comentários:

Anônimo disse...

LIndo Brucinho!! Nem comento...já sabe oq eu vo falar né??

Beijos

Shadowcat disse...

Adorei Bruce!
Lindo lindo
até usei a sua última frase no meu vibe [espero que não se importe]
passa lá depois: www.vibeflog.com/luhshadowcat
beijinhos!
;**

Pod papo - Pod música disse...

Amei o teu texto. Assim como as luzes artificiais esconde a luz das estrelas.. a luz de um amigo falso esconde a luz de um amigo verdadeiro e só quando as luzes artificiais se apagam para nós, que conseguimos ver aluz de um verdadeiro amigo. E quando não conseguimos ver ninguém na escuridão isso nos serve de lição para sabermos que quando nossas luzes se apagarem corremos o risco de não ter ninguém para nos ajudar por isso, precisamos sempre da luz de Deus na nossa vida pois, essa sim nunca se apaga!

Beijinhos!